Cerveja, comida, musica, qualidade e diversão com preço acessível, são uns dos principais ingredientes para quem quer entrar no comércio do prado.
Nos últimos anos o bairro Prado em Belo Horizonte vem atraindo comerciantes de diversas formas para região, desde formal a informal. Frequentadores da região já contam com xerox, pizzaria, bares, lanchonetes, supermercado, restaurantes e vendedores autónomos de balas, cachorro quente, espaguete, livros, chocolates e biscoitos caseiros. Mesmo com as dificuldades enfrentadas pela crise, o campo para emprego na região vem crescendo. No site criado pela comunidade é oferecidos cargos mesmo sem experiência para trabalhar em vários setores.
O movimento de estudantes universitários, empresas de vários setores, moradores e unidade do batalhão da Policia Militar são os principais clientes da região, que ainda conta com um projeto para a mudança da rodoviária para as proximidades.
Marcos Antônio é proprietário do Bar do Papai em frente a faculdade Estácio de Sá. Seu segmentos de produtos para a localidade esta basicamente focado em cerveja e lanches. Seu segredo para o sucesso é produtos com preço acessível para estudantes, seu publico alvo. O empreendedor relata que sua estratégia de lucro é o" alto giro de produtos com uma margem de lucro pequena para atrair a clientela." No período de julho e Janeiro onde os alunos da faculdade não tem aula, Marcos aproveita a queda do movimento para melhorar a estrutura de seu estabelecimento e dar férias aos seus funcionários.
Já Ajairton possui dois comércios na região, um focado em produtos de mercearia e o outro focado em restaurante e lanches rápidos. Seu Empreendimento tem um público mais bem distribuído na localidade, como moradores, Polícia Militar, Estudantes e funcionários das empresas na região. Na Mercearia Variedades encontra - se produtos de utilidades em geral com um publico rotativo, ou seja, para comprar e levar. Já na sua Lanchonete e Restaurante Variedades, oferece lanches rápidos e almoço. Mas nem sempre foi assim, a mais de quinze anos na região o empresário começou com uma lanchonete enfrente ao Batalhão da Policia Militar e a Faculdade Estácio de Sá. Por falta de acordo com o dono do imóvel, ampliou os seus negócios em um novo estabelecimento na região tendo mais espaço que deu certo, mantendo a clientela e aumentando seu foco para novos clientes. Sua meta de trabalho já avalia uma economia para o período de férias segundo Ajairton " as vendas na região em dezembro e janeiro caem 30%."
Gustavo Estudante de Publicidade e Propaganda na Faculdade Estácio de Sá, afirma que " o movimento intenso de nos bares enfrente a Faculdade ajuda bastante na interatividade dos estudantes e os preços são bem atraentes, fica difícil não tomar uma com os amigos." Carlos Soares morador na região já não gosta da situação criada: As pessoas ficam no meio da rua, atrapalhando o transito e perturbando a tranquilidade de quem reside na região."
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